Estrategias Para Superar A Crise Efeito Manada

Investir na crise é estratégia vencedora

Ligue a TV e veja o poder do efeito manada! Você sabe o que quer dizer isso? Existem diversos estudos que comprovam esse comportamento animal que os humanos tem com certa freqüência, o efeito manada nada mais é do que tomar a mesma atitude que a maioria está tomando. E a pergunta que fica é a seguinte: as empresas competitivas são aquelas que seguem a maioria? A resposta é um retumbante NÃO

Todos ficam apavorados com a crise e freiam investimentos, cortam despesas, reduzem investimentos em marketing, em TI e em melhorias internas, reduzindo a qualidade de seus serviços e muitas vezes prejudicando a operação. A grande sacada é algumas empresas que estão aproveitando o momento para se destacar em seus mercados. Quando os concorrentes reduzem investimentos e perdem qualidade, sua empresa pode fazer ao contrário e obter diferencial estratégico.

Sabe-se que a maior parte das empresas brasileiras não tem uma boa estrutura em TI e agora muitas vão piorar, então se sua empresa deseja ter diferencial e mais agilidade o momento é agora, seu concorrente está indo com a manada, ficando para trás quando você pode avançar.

A crise vai passar antes do que imaginamos, pois o brasileiro tem muita vontade de consumir, basta alguns meses de noticias boas que tudo volta ao normal. Repare como tem grandes empresas vindo para o Brasil agora, todos percebem como nosso mercado tem potencial, somente nós que não.

Por isso a grande sacada é fugir do efeito manda e fazer diferente.